Apresentação

O Conservatório Regional de Palmela foi criado no ano letivo de 2001-2002 pela Sociedade Filarmónica Humanitária, com a finalidade de proporcionar aos jovens uma formação especializada na área da música com certificação oficial.
 
Atualmente, o Conservatório Regional de Palmela conta com 420 alunos nos Cursos de Iniciação, Básico e Secundário de Música e, paralelamente, ministra o ensino da música nas Atividades de Enriquecimento Curricular nas Escolas do 1o Ciclo do Ensino Básico do Agrupamento Vertical de Escolas de Palmela, bem como as oficinas da música no âmbito das Atividades de Apoio à Família no Ensino Pré-Escolar, num total de 1200 alunos.
Numa região de fortes tradições musicais, o Conservatório Regional de Palmela assume um papel incontornável no panorama da educação musical em todo o concelho de Palmela, desenvolvendo a sua atividade com enorme sentido de responsabilidade, face ao significativo número de alunos envolvidos neste projeto.
Sendo o Conservatório Regional de Palmela uma escola onde se faz e ouve música, as práticas musicais de conjunto têm uma importância crucial em todo o Projeto Educativo. Assim, existem várias formações instrumentais e vocais que têm representado o Conservatório um pouco por todo o país: nomeadamente a orquestra de sopros, a orquestra de cordas, a orquestra jazz, a orquestra de guitarras, o coro de câmara, o coro feminino, o coro de iniciação, e todos os ensembles de instrumento.
No Conservatório Regional de Palmela são ministrados o Curso de Iniciação, o Curso Básico e o Curso Secundário de Música, em todos os instrumentos de sopro, cordas e percussão.