_MG_9173_edited_edited.jpg
Line separator

ESCOLA
DE BALLET
.

A Escola de Ballet da SFH teve o seu início em 2010 e mantém desde então a sua atividade e também o prestígio na ligação ao programa da Royal Academy of Dance (RAD).

SFH&
ROYAL
ACADEMY OF
DANCE
.

A Escola de Ballet da SFH teve o seu início em 2010 e mantém desde então a sua atividade e também o prestígio na ligação ao programa da Royal Academy of Dance (RAD).

Desde o início dirigida pela Professora Rita Carvalho, passados 11 anos de existência conta com cerca de 50 alunas/os, que apresentam um elevado nível de qualidade, do qual são prova os exames RAD, para os quais as alunas/os prestam provas anualmente, no final de ano letivo.

 

As alunas/os propostos a exames RAD, cujas idades foram compreendidas entre os 3 e os 22 anos, tiveram uma taxa de aprovação de 100% e com uma média de notas de 70%. Neste sistema de ensino os alunos são classificados por Examinadoras estrangeiras sendo-lhes atribuído um diploma, reconhecido em qualquer parte do mundo e em que o grau dos alunos é pré-estabelecido com base na faixa etária, em conhecimentos técnicos, performance e musicalidade (Informações acerca deste sistema de ensino: https://www.royalacademyofdance.org/exams/).

Para além dos exames RAD a Escola de Dança da SFH, sob a direção artística da professora Rita Carvalho, produziu vários espetáculos tais como:

O Quebra Nozes e os 4 Reinos (2019), As cores da Dança (2018), Cinderela (2017), A Magia de uma Noite de Natal (2017), Viver a Dança (2016), Maléfica (2015), Um Sonho de Natal (2014), Frozen (2014), Audição Final Ano (2013), Alice no País das Maravilhas (2012), Fantasma da Ópera (2011), que, ao longo dos anos de atividade da escola, têm sido apresentados quer em atividades de encerramento de ano letivo, como também para marcar as festividades de natal.

BIOGRAFIA
DA NOSSA
PROFESSORA
.

female.png

RITA CARVALHO

Nasceu em Lisboa, iniciando os estudos de Dança Clássica pela Royal Academy of Dance (RAD) aos 3 anos de idade.

Posteriormente ingressou no Centro de Formação de Bailarinos do Teatro de São Carlos e na Escola de Dança do Conservatório Nacional (EDCN).

Na sua formação destaca ainda cursos de Dança Clássica com professores Internacionais tais como: Svetlana Ossieva, Natalia Timonaeva, Adol Khamzine, Gelu Barbu, Ileana Iliescu, Lesli Wiesner, Elaine Holland, Gillian Anthony.

Pela Royal Academy of Dance obteve todos os graus como aluna até ao Advanced 2, e o seu diploma de Professora Teaching Certificate no ano de 2005, estando habilitada a propor alunos a exame neste sistema de ensino. 

Em 2007 foi-lhe atribuído o título de Associate of the Royal Academy of Dance.

Tem ainda formação do método de Ceccheti tendo obtido o grau Intermediate Vocational Graded Examination in Dance pela Imperial Society of Teachers of Dancing.

 

Fez vários cursos de professores (RAD, EDCN, Dance Algarve, etc.), estágios, seminários e workshops de Dança (Faculdade de Motricidade Humana, Companhia Dança Almada, Ginásio Clube Português, etc.).

Completou os cursos do 1º ao 6º ano de professores do Método Vaganova.

 

Leciona aulas de dança há 22 anos em vários Colégios, Externatos, Instituições e Escolas de Dança a crianças, adolescentes, adultos e seniores e é Docente no Ensino Artístico Especializado de Dança. 

 

É formada em Cardiopneumologia e Mestre em Ensino de Dança pela Escola Superior de Dança. Durante o seu mestrado, realizou o Estágio profissional na EDCN com os alunos nas disciplinas de Técnica de Dança Clássica (TDC) e Preparação Física (PF), cuja temática desenvolvida foram as estratégias interdisciplinares entre TDC e PF com vista ao reforço do equilíbrio nos alunos do 3º ano da EDCN. Ao longo do estágio lecionou aulas de TDC (Método Vaganova) e PF aos alunos do 3º ano da EDCN.

Atualmente frequenta o Doutoramento em Motricidade Humana na FMH na especialidade de Comportamento Motor. Tendo formação artística e pedagógica na EDCN, RAD, Faculdade Motricidade Humana (FMH) e Escola Superior de Dança (ESD) prepara individualmente alunos com potencial físico e psicológico para as rigorosas provas da EDCN, ESD e Faculdade de Motricidade Humana (FMH).

Para além da Dança Clássica tem conhecimentos em vários tipos de danças tais como dança contemporânea, dança criativa, sapateado, danças tradicionais, danças do mundo, ritmos de danças latinas. 

 

Faz voluntariado na Universidade Sénior D. Sancho em Almada desde 2013, onde leciona Danças do Mundo a Seniores.

 

Foi bailarina no Grupo Amar as Artes (2000-2002), onde participou em vários espetáculos dos quais destaca: Rigoletto de Giuseppe Verdi (Teatro Camões) e Carmina Burana de Carl Orff (Ruínas do Carmo). Entre 1995 e 1997 participou ainda em vários espetáculos onde dançou Repertório Clássico. A convite do Instituto Português de Bailado e da Dança participou no Bailado "O Quebra-nozes" (1994-1995), com os bailarinos da Companhia Nacional de Bailado. Participou nos espetáculos da Escola de Dança do Conservatório Nacional (1992-1996).

Tem ainda uma vasta experiência como coreógrafa, produtora, organizadora e coordenadora de espetáculos de Dança.

É professora na Escola de Ballet Sociedade Filarmónica Humanitária desde o seu início, em 2010.